ABPD

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE PENA DOURADA

No dia 02 de Julho de 1993, um grupo de amigos simpatizantes da idéia de se criar um mecanismo que pudesse trazer sustentabilidade ao Terreiro Mokambo e ao mesmo tempo trouxesse crescimento para a Comunidade onde ele seria instalado criou a Associação beneficente pena Dourada.

Esta data de 02 de Julho não foi mera coincidência, esta data para o povo baiano é de extrema importância e civilidade pois foi quando consolidou-se a Independência do Brasil e houve uma grande participação dos nativos de nossa terra: os índios.

Este nome abençoado é do Caboclo que guia juntamente com Dandalunda e Tempo os caminhos do terreiro Mokambo e de seus filhos. Foi através do Caboclo Pena Dourada que sentimos a imensa necessidade de criarmos uma entidade forte que pudesse representar nosso Terreiro com dignidade e firmeza.

Passados 11 anos de sua criação a Associação Beneficente Pena Dourada é uma entidade respeitada, reconhecida e que vem desenvolvendo diversos trabalhos sociais para o crescimento da comunidade da Vila Dois de Julho e adjacências.

Hoje temos o título de Utilidade Pública Municipal, Estadual e a Federal está em andamento, somos inscritos no CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social), CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e mantemos parcerias importantes para o desenvolvimento de Projetos Sociais como SEBRAE, SENAC, CEFET, CEAFRO, CEAO, UFBA, Programa Farmácia da Terra, SECOMP, SETRAS, SETRADS, entre outros….