EDITAL N° 01/2020 – Premiação Aldir Blanc Bahia Prêmio FUNDAÇÃO PEDRO CALMON

Fomos agraciados com o Prêmio Aldir Blanc através do edital 01/2020, o que foi de extrema importância para a recuperação do nosso arquivo.

O Projeto contemplado de nome ‘Arquivos Kisimbiê’, Memorial existente no Terreiro Mokambo que abriga todo o acervo da história ancestral do Terreiro.

O acervo arquivístico do Memorial Kisimbiê – Águas do Saber estava muito danificado devido à forte humidade existente no local, apesar de possuir uns equipamentos ante mofo, visando proteger o acervo, que não foi suficiente para mantermos nossos arquivos em ordem.

A importância deste acervo é muito grande para a promoção da visibilidade ancestral do Terreiro como também para a manutenção da tradição africana Bantu no Brasil, cuja contribuição para a formação étnica e cultural do povo brasileiro é fundamental uma vez que o povo brasileiro é resultado da mistura de Indígena, Africanos escravizados e Europeus.

Somos muito gratos a Fundação Pedro Calmon pela forma tão significativa que abriu caminhos para que nosso acervo fosse preservado dando longevidade as nossas histórias e as nossas tradições. Outros parceiros serão citados e devidamente reconhecidos através dos cards apresentando toda a equipe responsável pelo trabalho de manutenção do Arquivo do Terreiro Mokambo – Nzo Nguzo za Nkisi Ndandalunda ye Kitembo, Terreiro que abriga o Memorial Kisimbiê – Águas do Saber sob a responsabilidade jurídica da Associação Beneficente Pena Dourada.

A todos os envolvidos o nosso muito obrigado e nossos parabéns pela excelente iniciativa que ajudou ao desenvolvimento de nosso trabalho de manutenção e conservação de nossos acervos.

Anselmo José da Gama Santos

Sacerdote do Terreiro Mokambo

Oficio-Agradecimento

Mãe Mirinha de Portão

21/12/1924 - 18/02/1989

Hoje, faz 31 anos que a senhora partiu para fortalecer nossa ancestralidade e, como aprendi que NÃO MORRE AQUELE QUE NOS VIVOS VIVE e que a senhora vive em mim cada dia mais forte. Aproveito esta data para lhe agradecer por tudo que a senhora representa para mim, pela sua generosidade de se tornar Minha Mãe. Obrigado pelo carinho maternal, pelos ensinamentos religiosos, de vida, pela gerança ancestral da Goméia e pelo seu acolhimento. Gratidão, sempre será o sentimento que dedico à senhora.

Sua Benção!

Celebração ao Nkisi Dandalunda