Nota de Pesar

Um dia muito triste para o povo de santo. A Bahia perde um grande líder religioso. Taata Anselmo Santos Minatojy, do Terreiro Mokambo agora está junto aos seus ancestrais, de onde, certamente, seguirá sua bela missão espiritual. Deixa um lindo legado para a preservações das tradições do Candomblé Congo/Angola. Em nome de toda a família, meus sinceros sentimentos à comunidade do terreiro e um grande VIVA à história de luta desse amado amigo, inspiração do nosso filme. A dor é imensa! Muita luz e axé!

Nota de Pesar Anselmo Santos Minatojy

EDITAL N° 01/2020 – Premiação Aldir Blanc Bahia Prêmio FUNDAÇÃO PEDRO CALMON

Fomos agraciados com o Prêmio Aldir Blanc através do edital 01/2020, o que foi de extrema importância para a recuperação do nosso arquivo.

O Projeto contemplado de nome ‘Arquivos Kisimbiê’, Memorial existente no Terreiro Mokambo que abriga todo o acervo da história ancestral do Terreiro.

O acervo arquivístico do Memorial Kisimbiê – Águas do Saber estava muito danificado devido à forte humidade existente no local, apesar de possuir uns equipamentos ante mofo, visando proteger o acervo, que não foi suficiente para mantermos nossos arquivos em ordem.

A importância deste acervo é muito grande para a promoção da visibilidade ancestral do Terreiro como também para a manutenção da tradição africana Bantu no Brasil, cuja contribuição para a formação étnica e cultural do povo brasileiro é fundamental uma vez que o povo brasileiro é resultado da mistura de Indígena, Africanos escravizados e Europeus.

Somos muito gratos a Fundação Pedro Calmon pela forma tão significativa que abriu caminhos para que nosso acervo fosse preservado dando longevidade as nossas histórias e as nossas tradições. Outros parceiros serão citados e devidamente reconhecidos através dos cards apresentando toda a equipe responsável pelo trabalho de manutenção do Arquivo do Terreiro Mokambo – Nzo Nguzo za Nkisi Ndandalunda ye Kitembo, Terreiro que abriga o Memorial Kisimbiê – Águas do Saber sob a responsabilidade jurídica da Associação Beneficente Pena Dourada.

A todos os envolvidos o nosso muito obrigado e nossos parabéns pela excelente iniciativa que ajudou ao desenvolvimento de nosso trabalho de manutenção e conservação de nossos acervos.

Anselmo José da Gama Santos

Sacerdote do Terreiro Mokambo

Taata Anselmo Minatojy - Sacerdote do Terreiro Mokambo

Oficio-Agradecimento

Mãe Mirinha de Portão

21/12/1924 - 18/02/1989

Hoje, faz 31 anos que a senhora partiu para fortalecer nossa ancestralidade e, como aprendi que NÃO MORRE AQUELE QUE NOS VIVOS VIVE e que a senhora vive em mim cada dia mais forte. Aproveito esta data para lhe agradecer por tudo que a senhora representa para mim, pela sua generosidade de se tornar Minha Mãe. Obrigado pelo carinho maternal, pelos ensinamentos religiosos, de vida, pela gerança ancestral da Goméia e pelo seu acolhimento. Gratidão, sempre será o sentimento que dedico à senhora.

Sua Benção!

Celebração ao Nkisi Dandalunda